Início Política e Economia Morre Dom Luiz de Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel

Morre Dom Luiz de Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel

Morreu nesta sexta-feira (15) em São Paulo aos 84 anos de idade Dom Luiz de Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel do Brasil. Ele era considerado o chefe da Casa Imperial do Brasil, que não possuí status formal no Brasil.

Dom Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança foi primogênito do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil a partir do falecimento da Princesa Isabel em 1921, e da Princesa Dona Maria Elizabeth da Baviera. Nasceu a 6 de junho de 1938, no exílio, em Mandelieu-la-Napoule, França, e foi registrado no Consulado-Geral do Brasil em Paris.

O falecimento foi comunicado pelo secretariado da Casa Imperial do Brasil. O velório será em Higienópolis, São Paulo, SP, em evento aberto ao público na parte da tarde, e no dia 18, das 10 às 13 horas. O sepultamento será no Cemitério da Consolação.

Dom Luiz de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil (1938-2022)

Histórico

Tendo nascido no exílio, em Mandelieu-la-Napoule, França, retornou ao Brasil ao fim da Segunda Guerra Mundial, em maio de 1945, após fim do exílio imposto pela República. Com o falecimento do pai em 1981, o sucedeu na Chefia da Casa Imperial.

Segundo comunicado, “ao longo das quatro décadas seguintes, participou ativamente de encontros monárquicos e eventos cívicos e culturais, buscando sempre o contato vivo com a realidade da Nação brasileira. No exterior, além do cumprimento das suas obrigações dinásticas e familiares em ocasiões da vida social da realeza europeia, proferiu palestras nos Estados Unidos e na Europa. Dotado de sólida formação cultural, aplicou-se sempre, com sua proverbial afabilidade e firmeza, à defesa dos princípios da civilização cristã”.

Seu irmão, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, o sucede como Chefe da Casa Imperial do Brasil.

- publicidade -
Sair da versão mobile