Foram assinados ontem (20) em José Boiteux dois convênios para investimentos de R$ 20,9 milhões na recuperação da Barragem Norte, em José Boiteux. Serão realizadas ações de reparação de toda a estrutura física e operacional e a construção do canal extravasor do vertedouro da barragem.
As ações, em parceria com o Governo do Estado, visam mitigar os impactos a comunidade indígena Laklãnõ-Xokleng, que vive na região do lago de inundação. “O canal extravasor será fundamental para impedir as inúmeras perdas nas plantações causadas pelas cheias. É uma maneira de amortecer a água”, explicou o ministério do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, destacou a importância da barragem para a contenção de cheias na região. “Essa ação do Governo Federal é um ato de responsabilidade que atende a uma antiga demanda do estado. Haverá um estudo de impacto para que a gente possa fazer as interferências e minimizar qualquer dano e tornar a operação segura”, disse.
Considerada a maior barragem de controle de cheias do Brasil e do sistema que protege o Alto Vale do Itajaí contra enchentes, a Barragem Norte tem capacidade de armazenamento de 357 milhões de metros cúbicos de água.
Inauguração da ponte Osvaldo Beltramini
O ministro também inaugurou a ponte Osvaldo Beltramini, em Ibirama, nesta sexta-feira. Com 100 metros de extensão, a ponte faz a ligação das ruas Marcílio João da Silveira e Bela Vista com a Rua Leopoldo Monich.