Início Geral Metades das praias analisadas em SC estão impróprias para banho

Metades das praias analisadas em SC estão impróprias para banho

Local impróprio para banho - foto de Ricardo Wolffenbüttel
Local impróprio para banho – foto de Ricardo Wolffenbüttel

De 237 pontos analisados em teste de balneabilidade no litoral de Santa Catarina, apenas 123 (51,9%) estão próprios para banho. O relatório foi divulgado na sexta-feira (20) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Governo do Estado.

Na pesquisa anterior esse percentual era de 51,05% com 121 praias próprias. Os dois locais que passaram de impróprio para próprio ficam na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, onde dos 87 pontos analisados, 43 estão adequados.

O monitoramento é feito em 27 municípios litorâneos e em mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina. O relatório pode ser acessado clicando aqui. Durante a temporada de verão, o IMA realiza as análises semanalmente.

Ações de melhorias

O IMA iniciou em 2023 um cronograma de reuniões com os municípios para debater a melhoria da balneabilidade no Litoral catarinense. Na pauta, ações para aprimorar as coletas, o tratamento de esgoto e a drenagem pluvial.

“A ideia é construir um diálogo propositivo com as prefeituras para potencializar medidas que visam melhorar os índices de balneabilidade nas praias do estado”, explica o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

Sair da versão mobile