Mercadão da bola do Futebol de Santa Catarina

Por Daniel Charles e Jean Cardoso Jr, da Rádio Super Santa de Tubarão.

O mercado da bola no futebol catarinense segue agitado neste final de ano. Os clubes buscam um melhor desempenho na temporada 2017, e para isso não querem fazer feio no Campeonato Catarinense, que é considerado o start para alguns clubes do estado.

O Criciúma quer fazer uma temporada melhor do que a atual e para isso, o clube promete anunciar de três a quatro reforços até o final do ano, dentre eles o lateral direito Sueliton. É o que confirma o presidente Jaime Dal-Farra à imprensa de Criciúma. O clube ainda quer contratar um lateral esquerdo, dois meias e um atacante. A renovação do zagueiro Nathan é prioridade.

O Atlético Tubarão que depois de sete anos volta à elite do Catarinense, não quer cair para a segundona de novo, e para isso anunciou pelo menos três reforços: o zagueiro Gustavo Bastos que já jogou no Avaí e que defendeu este ano o ABC de Natal, o volante Ricardo Conceição de 32 anos que defendeu o Ceará este ano e o volante Liel, que fez parte da equipe vice-campeã do Paulistão de 2013, com a Penapolense. Além disso, o clube anunciou as renovações de contrato do zagueiro Aldo, o meia Lucas Crispim com o meia-atacante Valdo Bacabal.

Já o Avaí, decidiu agir fora de campo. Renovou contrato com o gerente de futebol Agnello Gonçalves, que foi um dos personagens principais do acesso da equipe Azzura à elite do futebol Brasileiro. O goleiro Renan não fica no clube para a próxima temporada e para isso, quatro nomes são especulados pela diretoria: Agenor (Sport), Paulo Victor (Flamengo), Renan (Goiás) e Marcelo Lomba que jogou no Internacional nesta temporada e é o goleiro que está mais próximo do acerto. O atacante William não teve seu contrato renovado e por isso, deixa o clube na próxima temporada.

O Figueirense além de acertar com o atacante Bill (ex- Ceará) para a temporada acertou com os volantes Helder (ex-Paraná) e Juliano (ex-Fortaleza) para compor o elenco alvinegro no ano que vem. O clube ainda busca a contratação de um lateral direito e para isso, conversa com Weldinho que teve passagem pelo Brasil de Pelotas-RS.

Da capital, vamos até o norte do estado. Após cair para a Série C este ano, o Joinville quer se reabilitar na próxima temporada e além de subir para à segunda divisão, quer também fazer um bom papel no Catarinense. O clube, além de anunciar a contratação do experiente Lúcio Flávio para ser o novo camisa dez, anunciou dois reforços oriundos do norte do Brasil: o atacante Fabinho Alves de 34 anos que estava no Paysandu e o atacante Ciro de 27 anos. O último teve passagens por Fluminense, Sport e jogou neste ano no Remo.

Descendo um pouco a BR-101, vamos até Itajaí para falar do Almirante Barroso. O elenco já se prepara para o estadual e também já renovou com três jogadores que fizeram parte do elenco campeão da segundona catarinense deste ano: o atacante Safira, o goleiro Rodolfo. Além dos jogadores, o alviverde da cidade das avenidas renovou com o técnico Renê Marques para a temporada. O clube ainda busca reforços e negocia a vinda do experiente Schwenk para a temporada.

Seguindo os caminhos de Santa Catarina pela SC-486, vamos até a cidade de Brusque para saber as novidades do tricolor do Vale do Itajaí. O Brusque apresentou seu elenco para a temporada 2016 na tarde desta segunda-feira (19), e as novidades ficam por conta do meia Pedrinho (ex-Tupi), o goleiro Dida (ex-Metropolitano) e Luiz Renan (ex-Camboriú).

Vamos atravessar o estado e ir até Chapecó, falar do verdão do oeste: a Chapecoense. A Chape monta as pressas seu elenco para a temporada de 2017, por conta da tragédia envolvendo seus jogadores no dia 29 de novembro e também pelo pouco tempo que tem. Há pouco mais de três semanas após o acidente, o clube definiu a comissão técnica e o corpo diretor. Plínio David de Nês, o Maninho, é o novo presidente do clube. Rui Costa (ex-Grêmio) é o novo diretor executivo de futebol. O corpo diretor ainda é composto pelo ex-goleiro Nivaldo e por João Carlos Maringá que já passou pelo clube em 2014. Dentro de campo, as contratações só serão divulgadas na reapresentação do clube em janeiro. Cerca de 15 nomes já estão acertados com a Chape.

Nosso giro por Santa Catarina chega a Lages no planalto Serrano para falar do Inter de Lages. O Leão Baio da serra confirmou os nomes de Neto e Fabian Volpi no gol. Cristian Luca e Elon – promovido da base – como zagueiros. O lateral esquerdo Jefinho, os volantes Parrudo, Michel Schmoeller e Bruno Sena. E os meias Mateus Arence e André Gava.

Por último, pegaremos a rodovia SC 470 para contar as novidades do Metropolitano. Segundo pessoas ligadas ao Crocodilo do Vale, os primeiros nomes devem ser divulgados de forma oficial ainda esta semana. A Diretoria guarda os nomes a sete chaves, dentre os possíveis reforços estão os goleiros Ricardo Vilar e Samuel, os volantes Élber e Kenedy e dos atacantes Sabia e Mariano Tripodi.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome