Você sabe qual a diferença entre medicamento e remédio? Todo medicamento é um remédio, mas nem todo remédio é um medicamento. A diferença está em processos rigorosos de vigilância ou receitas de sabedoria popular que não passam por processos do gênero e não tem eficacia comprovada. Entenda:
Medicamentos
São produtos rigorosamente feitos por laboratórios, e são usados na prevenção do diagnóstico do tratamento de doenças, tanto graves ou não graves. Os medicamentos são separados por grupos com tarja sem tarja e tarja vermelha, a maioria dos medicamentos com tarja são vendidos somente por prescrição médica e com a receita entre eles os antibióticos e os psicotrópicos.
Os sem tarja podem ser comprados sem contraindicação, conhecidos como octs (over the counter), que significa depois do balcão, fármacos que não necessitam de receitas para serem vendidos.
Uso correto: devem ser usados conforme prescrição médica do contrario pode acarretar consequências ao paciente. Alguns medicamentos podem vir a trazer vícios, algumas pessoas não conseguem ficar sem após algum tempo de uso do medicamento.
Remédios
É tudo que pode ser usado no alivio de doenças ou até curas, assim como chás, repouso e exercícios.
Os remédios podem ser usados por qualquer pessoa e não se tem uma restrição, são conhecidos como ervas medicinais e não tem indícios de que elas possam afetar a saúde.
Colaborou Tauane Pereira