domingo, 27 de novembro de 2022
21 C
Blumenau

Máscara volta a ser obrigatória nos serviços públicos de saúde

A Secretaria de Promoção da Sáude publicou na quarta-feira (16) uma portaria que determina o uso de máscaras dentro de estabelecimentos públicos de saúde de Blumenau. Em outubro a medida de proteção havia se tornado facultativa.

O documento, assinado pelo secretário da saúde, Marcelo Lanzarin, define a volta do uso obrigatório do item e abrange os profissionais e usuários que prestam assistência no serviço público em saúde ambulatorial, pré-hospitalar ou hospitalar.

O secretário Lanzarin informou ainda que, pela nova portaria, o período de afastamento a partir do início dos sintomas é de sete dias.

“Se a pessoa, por exemplo, está há dois dias com sintomas e procura a unidade de saúde, o atestado será de cinco dias. Outra alteração presente na portaria é o não afastamento dos contactantes assintomáticos. Para eles, nós orientamos o uso de máscaras nos ambientes de convivência. Já, no caso de contactantes com sintomas, o período de afastamento será de cinco dias. Lembrando que, a decisão torna obrigatória a utilização das máscaras nos serviços públicos de saúde do município e segue orientação dos principais órgãos de saúde do país”, pondera.

Ambulatório do Garcia - foto de Marcelo Martins
Ambulatório do Garcia – foto de Marcelo Martins

O secretário ressalta outras atitudes importantes, que são aquelas relacionadas à prevenção, como lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, manter os ambientes arejados, evitar aglomerações e utilizar máscaras de maneira adequada. “Vale lembrar que, se a pessoa apresentar alguns dos sintomas gripais, a recomendação é de que procure um serviço de saúde”, finaliza.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas