Manifestação contra o aumento da passagem será na quinta

Nesta quinta-feira (21), acontecerá no centro de Blumenau um ato público contra o aumento da tarifa dos ônibus. O ato sairá às 19 horas da Prefeitura.

A pauta consiste no protesto contra aumento da tarifa e precarização do transporte e na defesa da municipalização do transporte como meio de resolução da crise, segundo os organizadores.

O Aumento Não! é um grupo formado por representantes de movimentos sociais, entidades civis e população em geral. Na página do evento no Facebook, o grupo declara-se solidário aos trabalhadores do transporte.

Uma carta de autoria coletiva também foi divulgada. Confira:

CARTA AOS USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO DE BLUMENAU

Mesmo quem não utiliza o transporte coletivo com frequência na cidade conhece ou tem noção da real situação em que se encontra. A escassez de veículos prejudica diretamente os horários, que ficam reduzidos devido a frota disponível. Com isso, aumenta o número de passageiros em um mesmo ônibus, e a soma dos fatores como superlotação, calor, trânsito etc, demanda paciência para os usuários, que acabam muitas vezes sendo pegos de surpresa e se atrasando para o trabalho e tendo que explicar ao chefe algo que nem nós mesmos sabemos explicar.

Outro fator que tem agravado a situação é a falta de pagamento dos salários e benefícios natalinos aos trabalhadores do transporte. Sem dinheiro para o sustento de suas famílias, exercem o legítimo direito a greve. Como podemos observar no ano passado quando, em vários momentos a população foi surpreendida pela falta de transporte para se locomover para o trabalho e mais uma vez precisou dar satisfação ao patrão sem ter culpa.

Você já se perguntou como seria o trânsito de Blumenau se tivéssemos um transporte coletivo de qualidade, onde não fosse necessário tirar o carro da garagem? As pessoas se locomoveriam mais de ônibus, diminuindo o fluxo de carros. Desenvolvimento não significa ter mais carros nas ruas.

Defendemos um transporte de fato público. Percebemos que a única solução possível para a atual crise do sistema é a municipalização. Com isso o transporte seria administrado por uma empresa municipal e que fornecesse acesso e transparência para a população. Um transporte coletivo que não vise o lucro para empresários e sim qualidade para os usuários visto que transporte se trata de um direito social previsto em constituição. Sendo assim, o subsídio público que vem através dos nossos impostos não pararia mais nas mãos dos tais empresários que pelo que já percebemos, pouco se importam com a população, nos deixam sem transporte e seus funcionários sem salário.

Nosso ato é também contra o aumento pois percebemos que a qualidade não contempla o valor que pagamos. Sobretudo nosso ato é por qualidade, para que não paremos mais no caminho, para que cheguemos no horário, que tenhamos mais conforto e segurança em nossas viagens e acreditamos que essa pauta seja também de todos os trabalhadores blumenauenses.

Por isso convidamos a todos que se sentem indignados assim como nós com a atual situação a se juntar conosco no dia 21/01/2016 à partir das 19:00 em frente a prefeitura para juntos lutarmos pela garantia de nosso direito.
Vamos juntos!

Organização Pró Ato Aumento Não!

12487039_517022795142536_9220485019960322106_o

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome