- publicidade -Clique e garanta seu ingresso para a Oktoberfest 2022
Início Política e Economia Mais de um milhão de pessoas caíram na malha fina

Mais de um milhão de pessoas caíram na malha fina

Mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda neste ano, divulgou hoje (22) a Receita Federal. Um total de 1.032.279 declarações do Imposto de Renda foram retidas, equivale a 2,7% das 38.188.642 declarações.

Do total de declarações retidas, 811.782 têm imposto a restituir, representando 78,6% do total incluído na malha fina. Outras 198.541 (19,2%) têm imposto a pagar e 21.956 (2,1%) estão com saldo zero (nem a pagar nem a restituir).

Segundo a Receita, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para as declarações serem retidas, o equivalente a 41,9% dos casos. Entre os rendimentos não informados, estão salários, ações judiciais e rendimento de aluguel.

Aplicativo do Imposto de Renda – foto de Marcello Casal Jr

Divergências entre os valores de Imposto de Renda retidos na fonte e declarado pela pessoa física, além de outros itens relacionados a declaração, representam 21,9% das retenções. Outros 7,6% são motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência sobre o carnê-leão ou imposto complementar.

Para consultar o andamento da declaração basta acessar a página da Receita Federal e inserir algumas informações pessoais.

Retificação

Em setembro, a Receita está emitindo 444 mil correspondências para contribuintes com declarações na malha fina. O objetivo é avisar que, em caso de erro na declaração apresentada, este é o momento para autorregularizar a situação.

Sair da versão mobile