Mais de 50 unidades de saúde estarão vacinando neste sábado

591bf221f01d197de25b4270c9d371c1

A vacinação contra o vírus H1N1, causador da gripe A, está sendo realizada em Blumenau desde o último sábado (23) quando a Prefeitura decidiu pela antecipação da campanha. E neste sábado, dia 30, ocorre o Dia D Nacional da Campanha de Vacinação contra influenza em todo o país.

No município a vacina está disponível neste sábado para o grupo prioritário a partir das 8h até às 17h, em todos os sete ambulatórios gerais e ainda em todas as unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF), mesmo naquelas que não possuem sala de vacina, exclusivamente neste Dia D. Blumenau possui em torno de 107 mil pessoas que tem direito à imunização gratuita, segundo o Ministério da Saúde.

No primeiro dia de vacinação, mais de 7 mil pessoas receberam a dose em Blumenau. Fazem parte do grupo prioritário pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses e menores de 5 anos, grávidas, puérperas (mulheres que tiveram parto em até 45 dias), indígenas, população carcerária, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas.

Durante a próxima semana estarão realizando a vacina as 39 unidades de saúde que possuem sala de vacina no município e os sete ambulatórios gerais, nos seus horários rotineiros de funcionamento.

A orientação da Secretaria de Saúde é de que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários procurem sua unidade de saúde de referência. As salas de vacina dos AGs estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, apenas para a vacinação da influenza A. A campanha nacional segue até o dia 20 de maio. Atualmente, 33 pessoas já foram confirmadas com H1N1 na cidade, incluindo as cinco mortes, e outras 46 aguardam resultados de exames.

Marília Prado

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome