Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta semana revelaram que 143 mil pessoas não retornaram para completar a imunização contra a Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, é um número que vem sofrendo aumento semanalmente.
“É preciso que se entenda que só estamos protegidos contra a Covid-19 quando tomamos as duas doses. Se essas pessoas estivessem retornado para a nova aplicação, já teríamos mais de 30% da população adulta de Santa Catarina totalmente vacinada”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
O estado vem ampliando a capacidade de aplicação, com uma estratégia de distribuição acelerada: as doses que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde têm sido entregues às 17 regionais de saúde em até 24 horas.
No mês de julho, alcançou a marca de 5 milhões de doses aplicadas. No primeiros cinco dias de agosto foram aplicadas 250.842 doses, média de 50 mil ao dia.
Apesar de os dados trazerem informações positivas, Motta Ribeiro faz um alerta. “Estamos chegando aos 70% da população adulta vacinada com a primeira dose no estado”. “Temos de trabalhar como sociedade, para conseguirmos vencer essa batalha, e a imunização completa é essencial”, complementou.