Lula tem a maior aprovação entre presidenciáveis

Ex-presidente Lula é favorito na disputa presidencial (Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

Uma pesquisa divulgada hoje pelo Ibope aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidenciável mais promissor. Ele poderia alcançar ao menos metade dos votos considerado a margem de erro.

No levantamento 30% dos eleitores responderam ao Ibope que votariam em Lula com certeza. Já outros 17% afirmaram que poderiam votar. O índice de alcançado se equivale aos que não votariam de jeito nenhum (51%). Sua taxa de rejeição caiu 14 pontos desde o impeachment de Dilma Rousseff.

Desde outubro de 2015, a soma dos que votariam com certeza ou poderiam votar no senador Aécio Neves (PSDB) despencou de 41% para 22%. O potencial do senador José Serra (PSDB) caiu de 32% para 25%, e o do governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi de 29% para 22%. A taxa de rejeição é 62%, 58% e 54%.

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) é pouco conhecido, mas conseguiu alcançar a marca de 24% de eleitores potenciais (metade votaria com certeza). Já a taxa de rejeição de seu nome é de apenas 32%.

A ex-ministra Marina Silva (Rede) sofreu redução de potencial de voto e aumento da rejeição. Agora, 33% indicam como possível opção – eram 39% há um ano.

O deputado Jair Bolsonaro (PSC), aparece com 17% de potencial de voto na pesquisa. Ele cresceu seis pontos porcentuais desde o ano passado, mas a parcela que o rejeita aumentou ainda mais, de 34% para 42%.

Apesar de não manifestar eventual candidatura, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tem 24% de potencial de voto e uma rejeição de 32%.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome