O número de locais próprios para banho em Santa Catarina diminuíram segundo relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) na sexta-feira (17). No relatório, de 237 pontos analisados 157 estão próprios para banho.
Com relação ao relatório anterior, 18 pontos passaram da condição de próprio para impróprio e nove da condição de impróprio para próprio. No último relatório haviam 167 pontos próprios, o que era uma redução em relação ao anterior.
Os resultados do monitoramento são atualizados automaticamente durante toda a semana no site do IMA e no aplicativo Praia Segura. O monitoramento é feito em 27 municípios litorâneos e em mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte.
Critérios
O ponto é considerado próprio quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
O ponto é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.