quinta-feira, 18 de abril de 2024
16.3 C
Blumenau

Liberatori Braziliani

Lino Vicenzi
Lino Vicenzi

Em março, na sexta-feira santa de 1944, partimos para a guerra: “tocou o alarme à 1h da madrugada no quartel em Blumenau, e às 3h partimos de caminhão para Jaraguá do Sul, onde tomamos o trem; o trem era do tipo cargueiro de gado, levamos três dias e três noites para chegar a São Paulo, na cidade de Caçapava; ficamos ali por três meses; enfim nós, 5.300 soldados, partimos, em um enorme navio americano para a maldita guerra; nosso primeiro batismo de fogo (nosso primeiro combate) foi no dia 11 de setembro de 1944, o clima variava de 12 a 25 graus negativos com ocorrência de muita neve”.

Lino Vicenzi (1922-2014), ítalo-brasileiro, que deixou o cabo da enxada de lado e de fuzil em punho tomou Monte Castelo.

De Rio dos Cedros partiram: *Servino Mengarda, *Felício Tomasini, *Alessio Venturi, * Rafael Rogério Busarello, Alfredo Patricio, Anselmo Leitempergher, Mario Dallabona, Anselmo Bertoldi, Francisco Riola, Ervim Ittner, Lino Vicenzi e Franscico Alves de Souza.

* tombaram em batalha

QUE A MEMÓRIA DE NOSSOS HERÓIS SEJAM ABENÇOADAS!

Sérgio Campregher
Sérgio Campregher
Sérgio Campregher é historiador pela Uniasselvi/Fameblu e fala sobre política nacional e internacional e curiosidades. Escreve de Blumenau.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas