Voluntariado na Itália: Luserna, lar gratuito por quatro anos para morar em vila de 269 habitantes

Luserna, comuna da região do Trentino-Alto Ádige, localizada a sudeste da província de Trento na Itália, oferece até agosto de 2020 oportunidade para quem quer morar em uma bonita vila montanhosa de apenas 269 ​​habitantes.

A oportunidade é proposta por Luca Nicolussi Paolaz, prefeito de Luserna, uma ilha linguística a 1.300 metros de altitude no planalto Trentino entre os sete municípios, onde é falado a língua italiana e o cimbriano, um antigo idioma germânico.

A oferta da Prefeitura de Luserna será encerrada em 3 de agosto de 2020. Quatro apartamentos estão disponíveis, mas outros três estão planejados. Eles são lindos, ensolarados e espaçosos. O aluguel é gratuito por quatro anos.

Luserna – uma pequena vila montanhosa (a 1333 m de altitude) localizada a sudeste de Trento, na fronteira centro-sul de um grande planalto que serpenteia as áreas de Folgaria e Lavarone, distante 43 km da capital da província autônoma de Trento.

O que o município de Luserna pede em troca de morar lá? “um compromisso com a comunidade da cidade, contribuindo com atividades voluntárias em favor do bem-estar de todos”, explica o prefeito Paolaz.

Existem muitas possibilidades: ajudar os idosos, cuidar do meio ambiente e pastagens nas montanhas, mas a imaginação está na proposta dos candidatos. “Estamos disponíveis para ouvir todas as propostas” ressalta Paolaz.

Luserna oferece oportunidade para quem quer morar em uma bonita vila montanhosa, com apenas 269 ​​habitantes.

A pequena vila na montanha contava com 642 habitantes no censo realizado em 1961. Precisamos combater o despovoamento, afirma o prefeito que elaborou uma proposta em conjunto ao governador de Trentino, Maurizio Fugatti. “Nos reunimos no ano passado, coletando propostas de cidadãos e associações e definimos um projeto piloto a ser replicado em outros estados da Província Autônoma de Trento”.

Será concedida moradia gratuita para casais entre 18 e 40 anos e uma renda mínima para os que chegam de fora do território trentino.

Para maiores informações:
Contato com o prefeito de Luserna Sr. Luca Nicolussi Paolaz pelo correio eletrônico: [email protected] ou [email protected]

Para esclarecimentos adicionais:
Norma Da Rui – correspondente da Itália em Blumenau: WhatsApp: 47 99981-4473.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome