Uma decisão liminar requerida pelo Ministério Público do Trabalho para o bloqueio financeiro de 30% do Consórcio Siga e das empresas Rodovel, Glória e Viação Verde Vale foi concedida nesta quinta-feira (24) pela Justiça do Trabalho.
A medida visa assegurar o pagamento do salário do mês de dezembro de 2015 dos trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau. Os valores das passagens pagas, em dinheiro e pelo cartão Siga, também terão este fim.
Além disso, na ação cautelar consta que o Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol) proceda à negociação coletiva o pagamento do 13º salário dos empregados.
Uma fonte anônima ligada aos trabalhadores garante que a medida pode significar o restabelecimento do serviço. Já na eminência da decisão, alguns funcionários da maior empresa, a Nossa Senhora da Glória, voltaram a prestar o serviço. Três ônibus foram apedrejados por pessoas não identificadas.
A Prefeitura Municipal manifestou em nota a imprensa que “agora, a expectativa da Administração Municipal é que o funcionamento do serviço seja restabelecido para os cidadãos blumenauenses.”