sexta-feira, 12 de agosto de 2022
13.9 C
Blumenau

Jovens estão perdendo audição por causa de fones de ouvido

Uso incorreto do fone de ouvido prejudica audição (Marcos Santos/ USP Imagens)
Uso incorreto do fone de ouvido prejudica audição (Marcos Santos/ USP Imagens)

A cada dia, mais jovens estão apresentando perda de audição causada pelo uso irregular de fones de ouvido. De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), as perdas auditivas por causa de ruído estão aumentando entre a população, tanto por ruído industrial, quanto por equipamentos de som.

A presidente do CFFa, Thelma Costa, alerta que os adolescentes usam esse equipamento de som com volume muito alto. “A gente vem notando que a audição deles não é tão normal como antigamente, já tem mais perda. E se continuar a usar esse som alto, eles terão uma perda irreversível, não volta mais ao normal”.

Thelma orienta os pais e responsáveis a monitorar o volume dos fones de ouvido. “Se você estiver a 1 metro da pessoa e ouvir o que ela está escutando, ela provavelmente terá uma perda de audição”, reforçou a especialista em audiologia.

A orientação é baixar o volume. Segundo ela, já houve uma proposta de projeto de lei no Congresso Nacional para que esses equipamentos tenham controle máximo de volume, mas ele não foi aprovado.

Prevenção e tratamento

Hoje (10), no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, o CFFa alerta que existem várias situação que podem causar problemas de audição e muitos delas são preveníveis. Thelma explica que as causas dependem da fase da vida.

Há causas que não são preveníveis, como algumas doenças em adultos, otosclerose e AVC por exemplo, além das perdas pela idade. “Mas há muitas que se consegue prevenir, principalmente por exposição ao ruído”, enfatizou Thelma.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas