Itajaí-Açu deve chegar aos 8 metros na madrugada de domingo

As chuvas da sexta-feira (27) elevaram o nível do Rio Itajaí-Açu para 6 metros por volta da meia-noite. Desde então, o nível vem subindo gradativamente e atingiu os 7 metros às 17h deste sábado (28). A Defesa Civil acredita que deve chover 25 milímetros até amanhã, o que deve elevar o nível para 8,5 metros às 5h de domingo. (atualizado às 21h)

Acompanhe mais notícias sobre as chuvas

Com 7,40 metros, a Rua São Rafael, na Itoupava Norte, é a primeira a ser atingida. Outras seis ruas também já devem ser afetadas por volta  da meia-noite. Quando o rio chegar ao nível de alerta – 8 metros – as equipes da Defesa Civil são acionadas e já começam uma mobilização para, se necessário, ativar os abrigos.

Atualização: os abrigos abertos às 19h04 são a Igreja Evangélica Livre de Blumenau, no bairro Itoupava Norte, e a Paróquia São Francisco de Assis, na Fortaleza.

O secretário de Defesa do Cidadão (Sedeci), Telmo Duarte, afirma que é preciso atenção: “Podem ocorrer alagamentos e, principalmente, deslizamentos de terra, dado o alto volume de chuva que deixará o terreno encharcado”.

Doze cidades em situação de emergência

Em um relatório divulgado às 14h deste sábado, a Defesa Civil informou que 32 cidades foram afetadas pelas chuvas, sendo que 12 decretaram situação de emergência: Joaçaba, Palmitos, Rio das Antas, Herval do Oeste, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre, Itá, Capinzal, Itapiranga e Videira.

A Defesa Civil está de plantão no pelo telefone 199. Confira a listagem das primeiras ruas a serem afetadas em Blumenau:

Cota das ruas (Defesa Civil)
Cota das ruas (Defesa Civil)

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome