Instalação de prismas no Coripós deve ser concluída até sexta-feira

d15847106d10b8eb58731c9b18bd00f7

A Defesa Civil de Blumenau espera concluir até sexta-feira, dia 27, a instalação dos 100 prismas de reflexão no Morro do Coripós. Eles integram o novo sistema de monitoramento de deslizamentos na região.

Até agora, 22 equipamentos foram implantados, incluindo a Estação Total Robotizada (ETR), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). O próximo passo é fazer os ajustes finais e programação da ETR para localizar os prismas e fazer a leitura da situação do solo.

Os 100 prismas de reflexão estão sendo instalados nas ruas Alvin Koehler, Aquidabã, Coripós, Germano Grosch e Maestro Francisco Baumgarten. Os trabalhos contam com a participação da equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Blumenau é a única cidade do Estado a ter o sistema e está entre os nove municípios contemplados do país.

Os municípios de Mauá (SP) e Santos (SP) já estão operando com a nova ETR. A implantação do sistema em Blumenau faz parte do Projeto de Monitoramento dos Morros para Prevenção de Deslizamentos no município e integra parceria do Governo Federal, responsável pelo investimento.

Estação

A ETR é um aparelho com sensor que emite sinais (infravermelho) os quais são refletidos em prismas de reflexão instalados ao longo da encosta monitorada. Com o retorno da leitura, é possível detectar indícios de pequenas movimentações dos morros. A estação vai cobrir um horizonte de 360 graus a partir de um ponto central, fazendo a varredura de todos os aparelhos instalados.

Joni César 

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome