As inscrições para participar do Prouni – Programa Universidade Para Todos, começam nesta terça-feira (19) e serão feitas exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23 horas e 59 minutos do dia 22 de janeiro, no horário oficial de Brasília.
O Prouni oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. É uma parceria do Governo com as Universidades Particulares. O governo concede abatimento de impostos às instituições de ensino em troca de bolsas para os alunos.
Podem se candidatar ao Prouni, brasileiros que não têm curso superior, alunos que cursaram o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas em colégios particulares, além de professores de escolas públicas.
Os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até um salário-mínimo e meio por mês conseguem bolsa integral, ou seja 100% de gratuidade do curso. Já os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até três salários-mínimos mensais conseguem bolsa parcial de 50%, ou seja, tem metade do curso pago pelo Prouni.
Outro critério estabelecido em edital para conseguir a bolsa é ter feito o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio 2015. O estudante precisa ter nota acima de 450 pontos no Enem, e não pode ter tirado zero na redação.
O resultado da primeira chamada do Prouni será divulgado no dia 25 de janeiro e o da segunda chamada, em 12 de fevereiro. Mais informações no site oficial.