Iniciaram ontem (8) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. A vacinação contra a poliomielite é para crianças menores de 5 anos. Já menores de 15 anos que estiverem com vacinação em atraso, podem colocar as doses em dia.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) estima que Blumenau tenha 17,4 mil crianças entre 1 e 4 anos que poderão ser imunizadas contra a poliomielite. A meta é vacinar no mínimo 95% deste público. A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda que pode causar paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
A aplicação dos imunizantes será feita nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF). A relação das salas de vacinas ativas está no site. O dia 20 de agosto foi indicado como Dia D para intensificação da imunização.
A campanha nacional tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país e também oportunizar acesso às vacinas e a atualização da situação vacinação do público-alvo para todas as vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A secretaria informou que não é necessário aguardar intervalo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra Covid-19 e as demais vacinas.