Imunização contra a Covid-19 será disponibilizada em escolas e CEIs

Blumenau vai disponibilizar a partir da próxima segunda-feira (14) a vacina contra a Covid-19 em escolas da rede pública e privada, além de Centros de Educação Infantil (CEI). O objetivo é facilitar o acesso aos imunizante.

Inicialmente, cerca de 180 unidades de ensino, incluindo escolas e Centros de Educação Infantil das redes municipal, estadual e particular, receberão equipes da Secretaria da Saúde capacitadas para aplicação da vacina. Ao término da ação, mais de 220 educandários devem ser atendidos, beneficiando 30 mil.

Para conscientizar pais e responsáveis, uma cartinha foi elaborada informando com dados científicos sobre a vacinação pediátrica. O material possui, no verso, uma declaração para que pais ou responsáveis legais pela criança de 5 a 11 anos possam autorizar a aplicação da vacina. Se no momento da aplicação a criança não quiser receber a vacina, a decisão será acatada.

A vice-prefeita e coordenadora do Programa Municipal de Imunização contra a Covid-19, Maria Regina Soar, destaca a importância da iniciativa. “Sabemos da limitação de horário que muitos pais e responsáveis têm para levar as crianças aos locais de vacinação nos dias de semana, e a ação do último sábado mostrou que os pais querem sim vacinar os pequenos”, afirma.

Aplicação da vacina pediátrica contra Covid-19 - foto de Eraldo Schnaider
Aplicação da vacina pediátrica contra Covid-19 – foto de Eraldo Schnaider

Cobertura vacinal de apenas 23,5%

Até esta segunda-feira Blumenau vacinou 7 mil crianças contra a Covid-19. O número representa 23,5% das 30 mil pessoas que possuem entre 5 e 11 anos na cidade, segundo projeção do IBGE.

Vacinação contra a Covid-19

Desde ontem (7) os Ambulatórios Gerais (AGs) e as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa passam a aplicar doses contra a Covid-19 em todos os públicos elegíveis, inclusive em crianças de 5 a 11 anos de idade.

Lembrando que, para quem recebeu a primeira dose da vacina pediátrica na Policlínica Lindolf Bell, a segunda dose será aplicada no mesmo local. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h – com distribuição de senha até 18h30.

Adultos que receberam duas doses de Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca precisam providenciar a terceira dose após quatro meses da última aplicação. Por sua vez, pessoas com mais de 12 anos imunocomprometidas, que receberam a terceira dose há mais de quatro meses, devem providenciar a quarta dose.

Não há mais necessidade de agendar a vacinação contra a Covid-19 na cidade, independentemente da dose.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome