sábado, 2 de julho de 2022
15.8 C
Blumenau

I liberatori venuti dal Brasile

VIVA A ITÁLIA! 25 aprile 1945. FESTA DELLA LIBERAZIONE

Hoje é feriado na Itália. Graças a atuação dos liberatori brasialini (FEB), partisans e exército americano. O 32º Batalhão de Caçadores de Blumenau (hoje 23º Batalhão de Infantaria) participou da Libertação da Itália, com o contingente de 538 homens para a formação da Força Expedicionária Brasileira, sendo que seis de seus valorosos soldados tombaram no campo de batalha, lutando em prol da liberdade da Itália, que hoje comemora sua libertação.

25 de abril de 1945 é o início do fim da dominação nazista na Itália durante a 2ª Guerra Mundial e também o fim do regime Fascista de Benito Mussolini.

Com a aproximação das forças aliadas, no dia 25 de abril de 1945 o Comitê de Libertação Nacional Alta Itália (CLNAI) convocou a insurgência em todos os territórios italianos ocupados pelos nazifascistas. Todas as forças partidárias da resistência italiana deviam atacar os fascistas e as guarnições nazistas. A chamada surtiu efeito e em 1º de maio de 1945 toda a Itália estava livre. Milão e Turim foram as cidades libertadas no dia 25 de abril.

A libertação da Itália colocou fim a 20 anos de ditadura fascista e a 5 anos de guerra.

Sérgio Campregher
Sérgio Campregher
Sérgio Campregher é historiador pela Uniasselvi/Fameblu e fala sobre política nacional e internacional e curiosidades. Escreve de Blumenau.