sexta-feira, 2 de dezembro de 2022
30 C
Blumenau

Hospital Santa Isabel terá simulado de incêndio no sábado

Como parte da programação do Julho Laranja ocorre no sábado (9) um simulado de incêndio no Hospital Santa Isabel em Blumenau. Devem participar da ação 236 profissionais da saúde, resgate e de outros órgãos governamentais.

O cenário do simulado será um incêndio de grande proporção em três alas, entre elas a UTI Geral e UTI Coronariana, onde supostas 30 vítimas seriam atingidas. Os brigadistas da unidade vão acionar os bombeiros e Defesa Civil para a evacuação.

Enquanto pacientes, profissionais e visitantes são conduzidos para fora do hospital, às demais equipes de suporte serão acionadas para atender estas vítimas fictícias e encaminhar para o Hospital Santo Antônio, Hospital Santa Catarina e Complexo Integrado de Saúde da FURB. O Hospital Misericórdia na Vila Itoupava fica de sobreaviso caso haja necessidade de algum auxílio.

O simulado faz parte da programação de atividades do Julho Laranja, que é o mês de conscientização para prevenção de acidentes. A ação contará também com 38 viaturas, entre ambulâncias, caminhões, motocicletas e a aeronave do Arcanjo.

Leia também: Polícia vai simular assalto a agência bancária em Pomerode

Já o Hospital Santa Isabel terá sua rotina normal nos atendimentos e procedimentos, tendo como modificação, apenas o horário de visitas, que será liberado somente após as 13h, exceto aos pacientes de UTI e UCO, que segue com horário normal.

Hospital Santa Isabel em Blumenau - foto de Filipe Rosenbrock
Hospital Santa Isabel em Blumenau – foto de Filipe Rosenbrock

Importância do simulado

O secretário da Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina afirmou que o treinamento no Hospital Santa Isabel será crucial para capacitar as instituições envolvidas, sejam elas públicas ou privadas. “O momento de treinar, observar e errar é agora no simulado, pois se um dia necessitarmos de uma operação deste porte, os profissionais precisarão estar preparados para evacuar a unidade afetada em segurança”, analisa.

O Hospital Santa Isabel que será a primeira unidade hospitalar a sediar o simulado dispõe de uma estrutura de sete pavimentos, com aproximadamente 300 leitos, sendo destes, 30 destinados a UTI. E segundo a direção da unidade, mais de mil pessoas por dia circulam dentro da unidade, entre profissionais, pacientes e visitantes.

Após ser apresentado o simulado na última segunda-feira, durante a reunião da Comissão Municipal de Defesa Civil e do Grupo de Ações Coordenadas, uma visita técnica ao hospital também ocorreu nesta semana entre os envolvidos na operação.

Julho Laranja

O simulado faz parte da programação de atividades do Julho Laranja, que é o mês de conscientização para prevenção de acidentes. Anualmente são realizadas ações com a comunidade e órgãos parceiros, reforçando que a prevenção é uma das melhores alternativas para minimizar risco e danos materiais, naturais e humanos.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas