Como parte da programação do Julho Laranja ocorre no sábado (9) um simulado de incêndio no Hospital Santa Isabel em Blumenau. Devem participar da ação 236 profissionais da saúde, resgate e de outros órgãos governamentais.
O cenário do simulado será um incêndio de grande proporção em três alas, entre elas a UTI Geral e UTI Coronariana, onde supostas 30 vítimas seriam atingidas. Os brigadistas da unidade vão acionar os bombeiros e Defesa Civil para a evacuação.
Enquanto pacientes, profissionais e visitantes são conduzidos para fora do hospital, às demais equipes de suporte serão acionadas para atender estas vítimas fictícias e encaminhar para o Hospital Santo Antônio, Hospital Santa Catarina e Complexo Integrado de Saúde da FURB. O Hospital Misericórdia na Vila Itoupava fica de sobreaviso caso haja necessidade de algum auxílio.
O simulado faz parte da programação de atividades do Julho Laranja, que é o mês de conscientização para prevenção de acidentes. A ação contará também com 38 viaturas, entre ambulâncias, caminhões, motocicletas e a aeronave do Arcanjo.
Leia também: Polícia vai simular assalto a agência bancária em Pomerode
Já o Hospital Santa Isabel terá sua rotina normal nos atendimentos e procedimentos, tendo como modificação, apenas o horário de visitas, que será liberado somente após as 13h, exceto aos pacientes de UTI e UCO, que segue com horário normal.
Importância do simulado
O secretário da Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina afirmou que o treinamento no Hospital Santa Isabel será crucial para capacitar as instituições envolvidas, sejam elas públicas ou privadas. “O momento de treinar, observar e errar é agora no simulado, pois se um dia necessitarmos de uma operação deste porte, os profissionais precisarão estar preparados para evacuar a unidade afetada em segurança”, analisa.
O Hospital Santa Isabel que será a primeira unidade hospitalar a sediar o simulado dispõe de uma estrutura de sete pavimentos, com aproximadamente 300 leitos, sendo destes, 30 destinados a UTI. E segundo a direção da unidade, mais de mil pessoas por dia circulam dentro da unidade, entre profissionais, pacientes e visitantes.
Após ser apresentado o simulado na última segunda-feira, durante a reunião da Comissão Municipal de Defesa Civil e do Grupo de Ações Coordenadas, uma visita técnica ao hospital também ocorreu nesta semana entre os envolvidos na operação.
Julho Laranja
O simulado faz parte da programação de atividades do Julho Laranja, que é o mês de conscientização para prevenção de acidentes. Anualmente são realizadas ações com a comunidade e órgãos parceiros, reforçando que a prevenção é uma das melhores alternativas para minimizar risco e danos materiais, naturais e humanos.