Helicóptero do governador transporta coração de Brusque a Blumenau

O helicóptero de uso do governador de Santa Catarina foi utilizado na manhã desta sexta-feira (8) para transportar um coração de Brusque a Blumenau. É a primeira operação após decisão do governador Carlos Moisés.

A agilidade no transporte aéreo foi essencial para a tentativa de transplante para um paciente necessitava de um coração. “Podemos dizer que já salvamos uma vida”, afirmou o coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade.

Além do coração, na manhã desta sexta-feira também foi transportado para Florianópolis o material genético do doador, para avaliar a possibilidade de doação de pâncreas e rins. “A agilidade e presteza no transporte são fatores essenciais para o sucesso dos transplantes. Só temos que agradecer ao governador Moisés pela decisão de compartilhar o helicóptero”, disse Andrade.

Em Santa Catarina, seis hospitais realizam o procedimento, em Blumenau, Joinville, Florianópolis, Chapecó, Jaraguá do Sul e Itajaí. O Hospital São José, em Criciúma, foi habilitado em janeiro deste ano para a realização de transplantes.

Helicóptero que era de uso exclusivo do governador faz primeiro transporte de órgão para transplante - foto de Mauricio Vieira/Secom
Helicóptero que era de uso exclusivo do governador faz primeiro transporte de órgão para transplante – foto de Mauricio Vieira/Secom

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome