Guarda vai ampliar fiscalização por crescimento de 94% nos acidentes

Operação da Guarda de Trânsito de Blumenau - foto de Jefferson Santos/Messoregional
Operação da Guarda de Trânsito de Blumenau – foto de Jefferson Santos/Messoregional

Com o aumento de 94% nos acidentes que necessitaram de atendimento médico em Blumenau nos últimos três meses, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) anunciou nesta sexta-feira (3) que irá intensificar as blitze no município.

Em abril, um mês após o início da pandemia em Blumenau, a Seterb registrou 150 acidentes, sendo 65 com vítimas que precisaram receber atendimento médico. Em maio, foram 222 ocorrências e em 121 delas foram necessárias acionar as equipes de emergência. Em junho, foi registrado o maior número de ocorrências em 2020, chegando a 235, com 126 destas com vítimas que receberam algum tipo de assistência médica.

O médico Marcus Vinicius Campos Rosa, da Secretaria de Saúde, afirmou que os acidentes de trânsito graves ocasionam politraumas nas vítimas e com isso é necessário acompanhamento médico, que evoluem para internação.

“Estes números preocupam ainda mais em uma pandemia, pois são internações evitáveis, reduzindo o número de leitos de UTI e enfermaria, que poderiam estar à disposição de pacientes com Covid-19”, afirmou Marcus.

Para tentar frear este crescimento de ocorrências mesmo em meio à pandemia, a fiscalização será feita em pontos estratégicos da cidade, onde há maior incidência de ocorrências e registro de infrações de trânsito.

Para o secretário da Seterb, Lairto Leite, o intuito da medida não é multar, mas evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado. “A atuação dos agentes de trânsito é essencial para que a população respeite as normas e assim evite acidentes, que resultam em lesões graves, mas também podem ocasionar mortes”, explica.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome