Mediante o silêncio do presidente Jair Bolsonaro após uma semana de desastres naturais em Santa Catarina, um representante da Defesa Civil nacional prometeu ontem (5) recursos para aos municípios atingidos por chuvas.
O secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, assegurou que o Governo Federal dispõe de recursos para auxílio e reconstrução. Segundo o secretário nacional, já foi reconhecida, em nível federal, a situação de emergência.
“Queremos começar a liberar os primeiros recursos a partir desta terça-feira. A documentação é simples”, disse Lucas. Segundo ele, o Governo Federal dará prioridade aos pedidos de Santa Catarina em razão das grandes perdas.
Já o governador Carlos Moisés informou que “a Defesa Civil está orientando, de mãos dadas com as prefeituras, para que possa ser realizado um levantamento de danos. Isso precisa chegar no sistema da Defesa Civil nacional”.
Mais de 29 mil itens de assistência humanitária foram distribuídos aos municípios com um aporte de aproximadamente R$ 3 milhões, segundo a Defesa Civil estadual. O número de cidades com registro de ocorrências chegou a 60.