Governo confirma em Joinville variante do coronavírus de Manaus

Exames para identificar pessoas infectadas pela Covid-19 - foto de Fabrício Escandiuzz
Exames para identificar pessoas infectadas pela Covid-19 – foto de Fabrício Escandiuzz

O Governo de Santa Catarina recebeu a confirmação ontem (11) de um caso de Covid-19 pela variante P.1 do vírus SARS-CoV-2, que circula em Manaus, Amazonas. O caso é de um paciente residente de Joinville, 55 anos, que viajou para o amazonas e que retornou em 16 de janeiro a Santa Catarina.

No retorno à residência, em Joinville, apresentou falta de ar, procurando uma unidade de saúde para atendimento. A amostra para realização de exame RT-PCR foi coletada no dia 17 de janeiro, com confirmação do Lacen/SC no dia seguinte. O paciente apresentou quadro moderado, porém ficou internado no Hospital Bethesda, em Joinville, em isolamento, e evoluiu bem.

Seguindo o protocolo para investigação genômica da Covid-19, a amostra foi encaminhada pelo Lacen para a Fiocruz para sequenciamento genético, por se tratar de paciente com histórico de deslocamento para região com identificação de nova variante do vírus.

Segundo a Saúde, até o momento trata-se de um caso importado de infecção pelo variante P.1 do Vírus SARS-CoV-2, com local provável de transmissão na cidade de Manaus. Não há indícios de transmissão da variante P.1 em Joinville.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome