domingo, 3 de julho de 2022
14 C
Blumenau

Governo aumenta em 52% valor da tarifa adicional na conta de luz

Presidente da República, Jair Bolsonaro e Ministro de Estado Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite Albuquerque - fotode Isac Nóbrega/PR
Presidente da República, Jair Bolsonaro e Ministro de Estado Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite Albuquerque – fotode Isac Nóbrega/PR

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vinculada ao Governo Federal, aprovou nesta terça-feira (29) um reajuste de 52% na bandeira tarifária vermelha patamar 2 – cobrança adicional aplicada às contas de luz pelo custo de produção..

A cobrança extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos – alta de 52%. O novo valor entra em vigor a partir de julho para os consumidores. O último reajuste do sistema de bandeiras tarifárias foi feito em 2019.

A previsão é a de que a bandeira vermelha entre os meses de julho e novembro de 2021 devido a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste – que respondem por 70% da capacidade de geração de energia do país – estão com 29,4% da capacidade de armazenamento.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.