quarta-feira, 29 de junho de 2022
13.9 C
Blumenau

Governador assina convênios e ordens de serviço em visita a Blumenau

O setor quatro da Vila Germânica foi palco da visita do governador Carlos Moisés a Blumenau para assinatura de convênios e ordens de serviço hoje (22). As ações envolvem cerca de R$ 130 milhões em recursos para obras de infraestrutura e mobilidade.

Foram assinadas pelo prefeito Mário Hildebrandt e o governador um total de 16 ordens de serviço, um convênio, seis licitações e duas desapropriações que preveem recursos de parcerias entre Estado e o Município, entre elas o Plano 1000.

Um dos atos prevê a desapropriação de terrenos adjacentes ao aeroporto de Blumenau e outro convênio assegura as obras do Circuito Linear da Margem Esquerda.

Pontes

Entre as ações anunciadas estão uma nova ponte no bairro Testo Salto, ligando as ruas Maike Andresen Deeke com a Bernardo Scheidemantel. Outras duas pontes serão construídas e cinco locais ganharão nova estrutura.

Um novo complexo viário da Rua Maike Andresen Deeke, que será erguido às margens da Rodovia Werner Duwe, também no bairro Testo Salto, um novo acesso na Rua Helmund Trapp será edificado no lugar da ponte de madeira. A Rua Bruno Kimmichs, na Vila Itoupava, ganhará nova ponte substituindo o pontilhão de madeira.

Governador Carlos Moises e prefeito Mario Hildebrandt durante coletiva - foto de Filipe Rosenbrock
Governador Carlos Moises e prefeito Mario Hildebrandt durante coletiva – foto de Filipe Rosenbrock

No bairro Salto do Norte a ponte na Rua Engenheiro Udo Deeke será reformada e ganhará uma nova estrutura. O mesmo acontece com a ponte da Rua Paraíba, que será alargada e elevada. Ainda no Centro, uma nova ponte será erguida na Rua 7 de Setembro, nas imediações da Praça do Estudante, ligando até a Rua Clara Mantau.

Já no bairro Progresso, uma nova estrutura que irá substituir o pontilhão existente na Rua Hermann Baehr está prevista. O bairro ganha ainda uma nova ponte ligando a Rua Progresso com a Rua Santa Terezinha.

Pavimentação

No bairro Itoupava Central, as ruas Paulo Zingel e Arnoldo Beck serão pavimentadas. No bairro Boa Vista, o trecho final da Rua Walter Berner ganhará pavimentação, assim com a Rua José Reuter, no bairro Velha Central, que também será contemplada com pavimentação no trecho final da via.

Há ainda as obras de contenção que serão feitas na cidade, sendo uma delas na Rua Caçapava, no Garcia e outra na Rua Otília Passold, na Vila Itoupava. Além destas, há duas aguardadas intervenções de macrodrenagem, uma delas na Rua Divinópolis no bairro da Velha e outra na Itoupava Norte, na Rua Paulo Kuehnrich, em frente à Teka, onde uma nova galeria será implantada.

Licitações

Além das Ordens de Serviço, foram assinadas seis autorizações de licitações para a pavimentação das ruas Gustavo Zimmermann, na Itoupava Central, Helmund Trapp, no Testo Salto, Frederico Jensen (segundo trecho), na Itoupavazinha e Paulo Zingel Filho, na Itoupava Central.

A Rua Araranguá, no Garcia, também ganhará, em breve, obras de macrodrenagem. Outras autorizações assinadas serão da reforma da ponte Desembargador Pedro Silva, no Centro e a revitalização de pista do Aeroporto Quero-Quero, Itoupava Central.

Aeroporto

Enquanto prosseguem os trabalhos do cercamento do Aeroporto Regional de Blumenau, além do balizamento noturno que continua em licitação, a Prefeitura assinou a desapropriação de dois terrenos adjacentes ao aeródromo.

Com a aquisição destes dois imóveis, o município poderá melhor a logística de acesso, ampliando as condições de segurança. Com a somatória destas ações, incluindo a revitalização da pista do aeródromo, a classe do aeroporto permitirá abrigar voos comerciais e destinado a área da saúde, de transporte de órgãos.

Convênio da Margem Esquerda

Além das ordens de serviço, a Prefeitura e o Governo do Estado assinaram também o convênio com o Governo do Estado para assegurar as obras do Circuito Linear da Margem Esquerda, estimada em R$ 25,5 milhões.

Compreende uma área de 990 metros entre a Ponte de Ferro até a Prainha, incluindo pista de caminhada e para ciclistas, escadarias até a margem do Rio Itajaí-Açu, além de 11 mirantes, além de mobiliário urbano, iluminação pública e paisagismo.

Assinatura de Leis

Ainda neste ato, foram assinadas as leis de cessão de um espaço dentro do perímetro do aeroporto, sendo um deles para a implantação de uma Companhia de Bombeiro Militar do Batalhão de Operações Aéreas – BOA (Arcanjo) pelo período de 25 anos.

Outro espaço, aos fundos da Rua Fritz Koegler, no bairro Fortaleza, será doado para construção de um complexo para a Polícia Civil.

Obras assinadas:

Licitação:

• Pavimentação da Rua Gustavo Zimmermann, na Itoupava Central;
• Pavimentação da Rua Helmund Trapp, no Testo Salto;
• Pavimentação da Rua Frederico Jensen (2º trecho), na Itoupavazinha;
• Pavimentação da Rua Paulo Zingel Filho, na Itoupava Central;
• Implantação de macrodrenagem na Rua Araranguá, no Garcia;
• Reforma da ponte Desembargador Pedro Silva, no Centro;
• Revitalização de pista do Aeroporto Quero-Quero – Itoupava Central;
• Desapropriações para o Aeroporto Quero-Quero – Itoupava Central.

Ordens de Serviço:

• Construção de contenção na Rua Caçapava, no Garcia;
• Construção de contenção na Rua Otília Pasold, na Vila Itoupava;
• Implantação de macrodrenagem na Rua Paulo Kuehnrich, na Itoupava Norte;
• Implantação de macrodrenagem na Rua Divinópolis, na Velha;
• Pavimentação da Rua José Reuter, na Velha;
• Pavimentação da Rua Arnoldo Beck, na Itoupava Central;
• Pavimentação da Rua Walter Berner, no Boa Vista;
• Pavimentação da Rua Paulo Zingel, na Itoupava Central;
• Reforma da ponte na Rua Eng. Udo Deeke, no Salto do Norte;
• Reforma da ponte na Rua Paraíba, no Victor Konder;
• Construção de ponte na Rua Bruno Kimmichs, na Vila Itoupava;
• Construção de ponte na Rua Helmund Trapp, no Testo Salto;
• Construção de ponte da Rua Hermann Baehr, no Progresso;
• Construção de ponte na Rua 7 de Setembro (Praça do Estudante), no Centro;
• Construção de ponte entre as ruas Progresso e Santa Terezinha, no Progresso;
• Construção do Complexo Viário e ponte da Rua Maike Andresen Deeke, no Testo Salto.

Convênio

• Circuito linear da Margem Esquerda, com urbanização.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.