Geada negra atinge Santa Catarina na próxima semana

Na próxima semana um fenômeno conhecido como geada negra deve atingir o estado de Santa Catarina. Diferentemente da geada branca, ela congela a vegetação de forma rígida e pode ter efeito negativo na saúde. O motivo é uma intensa massa de ar polar que vai atingir o Sul do Brasil.

“A situação é de alerta para chuva e ventos fortes em todo o Sul nos próximos dias e acentuada queda da temperatura. Há possibilidade de nevar entre a noite do dia 21 de julho, domingo, e a noite do dia 22 de julho” diz Josélia Pegorim da ClimaTempo.

Táio

Por meio da Defesa Civil, a prefeitura do município de Taió alertou os moradores da cidade para o fenômeno de geada negra e frio intenso. “Como a previsão indica muito frio, pedimos que a comunidade tome todos os cuidados possíveis, ande bem agasalhada e evite ficar exposta diretamente às baixas temperaturas” disse o prefeito Hugo Lembeck.

Porque se preocupar?

Além dos danos a agricultura, a geada negra pode causar danos a saúde. Em casos extremos pode causar hipotermia, dificuldades na respiração e agravamento de doenças cardíacas. Quem vai pegar estradas de regiões de serra deve tomar cuidado com gelo e neve na pista. É recomendado evitar exposição na rua e cuidados extras com animais.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome