Furb inaugura laboratório para maior eficiência na produção de combustíveis

A Universidade Regional de Blumenau – Furb, inaugurou nesta sexta-feira (13) a Unidade de Atomização e Spray. A instalação faz parte do Laboratório de Fluidodinâmica Computacional e a solenidade contou com a presença de uma engenheira Petrobras. A parceria com a estatal já vem de outros projetos.

Com o novo espaço, instalado em containers, a Furb vai aumentar a capacidade de pesquisa e proporcionar uma estrutura para os estudos em escoamento multifásico. Este laboratório é reconhecido nacional e internacionalmente pelos avanços e sugestões de melhoria para a cadeia produtiva de petróleo e o projeto ocorre em parceria com a Universidade Bremen, Alemanha, onde parte dos estudos serão realizados.

A unidade conta com equipamentos em escala real, simulando em tamanho os equipamentos que estão disponíveis na indústria, além de proporcionar simulações computacionais para verificação e validação de modelos matemáticos. Essa interação entre os testes físicos e virtuais é um dos grandes diferenciais dos projetos realizados pelos alunos e professores da Furb que desenvolvem pesquisas nessa área.

“O trabalho de investigação desenvolvido nessa unidade é fundamental para melhorar o escoamento do spray durante o processo de refino de petróleo. E a gente vai fazer isso em uma escala real, exatamente como acontece na refinaria. Esperamos conseguir sugerir melhorias para uma operação mais adequada, mais eficiente, econômica e ambientalmente mais viável”, explicou o professor e pesquisador da FURB, Jonathan Utzig.

O conjunto de equipamentos presente neste laboratório está entre os mais avançados do Brasil no setor. De acordo com Jonathan, “temos uma complexidade operacional significativa. Essa é uma unidade especial não só para a FURB, mas para Santa Catarina e para o Brasil”. A inauguração ocorre às 8h, no campus 2, na Rua São Paulo, 3250.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome