Início Geral Frio intenso chega a Blumenau com mínima de 6°C

Frio intenso chega a Blumenau com mínima de 6°C

Uma massa de ar seco e frio de origem polar chega a Santa Catarina nesta quinta-feira (18) derrubando a temperatura. Para Blumenau a previsão é de que mínima possa chegar a 6°C no sábado, segundo o sistema AlertaBlu.

Segundo nota da Defesa Civil do Governo do Estado, são esperadas temperaturas próximas ou, ainda, abaixo de 0°C nas regiões do Grande Oeste, Planaltos, e Alto Vale do Itajaí. O tempo frio intenso pode se manter até o domingo (21).

Já na tarde de hoje “o avanço da frente fria derruba as temperaturas com estabelecimento uma massa de ar de origem polar em todo o estado”, afirma Caio Guerra, meteorologista da Defesa Civil. Ainda existe a possibilidade de neve em alguns pontos.

Blumenau

Nesta quinta-feira a massa de ar seco e frio de origem polar favorece predomínio de sol com a presença de poucas nuvens e favorecendo sensação de frio. Com isso, a temperatura mínima entre 9°C e 11°C e a máxima entre 18°C e 20°C.

O sábado começa com tempo firme e com a presença do sol. Mas decorrer do dia, a massa de ar seco e frio de origem polar começa a se afastar para o alto mar favorecendo o transporte de ar úmido do mar para região e consequentemente. A mínima varia entre 6°C e 8°C e máxima fica entre 18°C e 20°C.

Tanto no domingo quanto na segunda-feira, a circulação marítima influencia as condições de tempo favorecendo presença de nebulosidade, intercalado por rápidas aberturas de sol, e condição para chuvisco isolado, sobretudo ao final do domingo e no decorrer da segunda-feira. A mínima oscila entre 11°C e 13°C no domingo e entre 14°C e 16°C na segunda-feira, enquanto as máximas oscilam entre 20°C e 22°C.

Frio em Blumenau – foto de Eraldo Schnaider

Recomendações

A Defesa Civil recomendou manter a população mais vulnerável, tais como idosos, crianças, pessoas e animais em situação de rua e animais domésticos, protegida das baixas temperaturas. Elas devem estar bem agasalhadas e em um lugar protegido.

- publicidade -
Sair da versão mobile