Fortes chuvas na bacia causam elevação do Rio Itajaí-Açu

Rio Itajaí-Açu em Blumenau (Michele Lamin - PMB)
Rio Itajaí-Açu em Blumenau (Michele Lamin – PMB)

O AlertaBlu informou por meio de nota que os altos volumes de chuva registrados na bacia do Rio Itajaí-Açu neste fim de semana causaram o aumento do nível em Blumenau, em 3,03 metros às 15h desta segunda-feira (3).

A formação de um sistema de baixa pressão em Santa Catarina deixou o tempo instável e provocou chuva volumosa e abrangente em quase todas as regiões, o que ocasionou uma elevação considerável no nível do Itajaí-Açu na cidade.

Segundo levantamento da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), a média de chuva em Blumenau nas últimas 72 horas foi de 48.9 milímetros, sendo a região da Rua Rui Barbosa a mais atingida, com 61,6 milímetros. De acordo com o secretário Carlos Olimpio Menestrina, não há previsão de inundações no município.

Distribuição espacial da chuva na região do Alto Vale do Itajaí (Agroconnect/Epagri/Ciram)
Distribuição espacial da chuva na região do Alto Vale do Itajaí (Agroconnect/Epagri/Ciram)

Previsão do tempo

Na madrugada desta terça-feira (4) deve permanecer a condição de chuva de forma isolada devido ao sistema de baixa pressão. Com o afastamento das áreas de instabilidades para o mar, a condição para chuva vai diminuir e se aproximará uma massa de ar seco e frio, deixando o tempo estável e com sol no decorrer do dia.

Segundo o AlertaBlu, até o dia 14 setembro não são esperadas chuvas significativas no município, predominando condição de tempo mais seco, variação de nebulosidade e ocasionais ocorrências de chuvas fracas e isoladas.

As simulações climáticas mais recentes ainda indicam um cenário de chuva abaixo da média para o mês de setembro no Vale do Itajaí. Por outro lado, em resposta ao gradual aquecimento das águas do oceano pacífico equatorial, há previsão de aumento dos volumes de chuvas para o mês de outubro, sinalizando para anomalias de precipitação quase acima da média.

Defesa Civil orienta sobre cuidados em período de tempo úmido

De acordo com a Defesa Civil, moradores que residem próximo a encostas devem ficar atentos aos sinais que indicam movimentação de solo, incluindo a inclinação de árvores. Nestes casos, é necessário sair da residência e acionar o 199.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome