Faema planta mais mudas na cidade neste mês

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) iniciou o ano de 2015 trabalhando mais na arborização da cidade. A ação, que está sendo coordenada pela Faema juntamente com a empresa Podarserv, teve início em dezembro de 2014.

Faema
Mudas (Eraldo Schnaider)

Inicialmente, as mudas estão sendo plantadas na área central de Blumenau. As ruas contempladas com a arborização são: Alameda Rio Branco, rua Lauro Müller, Nereu Ramos, XV de Novembro, Getúlio Vargas, Paulo Zimmermann e o trecho central da rua São Paulo. A próxima etapa será ampliar as áreas para outros bairros da cidade.

As mudas incluem árvores frutíferas e floridas, de pequeno, médio e grande porte, sendo distribuídas pela cidade seguindo rigorosos critérios. O planejamento foi feito pelo biólogo da Faema, Arnor Bublitz, que tomou o cuidado de escolher os locais e espécies de árvores levando em conta o tipo de solo, a circulação de pessoas e a distância de placas, semáforos, fios elétricos, bueiros e hidrantes.

A equipe da Podarserv, empresa de Joinville, executará os serviços e também fará a manutenção das árvores durante o primeiro ano. No total, serão duas mil mudas a serem plantadas em vários locais estratégicos em um período de 12 meses.

Segundo o presidente da Faema, Jean Carlos Naumann, é importante que haja um planejamento de plantio e que uma empresa especializada seja contratada para o serviço, pelo fato de existirem espécies adequadas para cada tipo de local. Além disso, é preciso saber como plantar e como fazer o acompanhamento após o plantio. Todos estes cuidados são importantes para realizar um bom serviço e não causar transtornos à população, sempre com o objetivo de trazer melhorias para a cidade.

“Uma cidade arborizada tem benefícios”, comenta Naumann. “É um jeito de valorizar o município, trazendo beleza e sombra, melhorando o clima e desenvolvendo a fauna e a flora”, completa.

Mariana Campos Silva

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome