Um novo recomeço e a missão de voltar a ser promissora. Depois de Williams e Force Índia revelarem os carros que usarão na temporada 2015 da F1, a Lotus também mostrou nesta segunda-feira (26/1) o E23 Hybrid, novo carro da escuderia que terá neste ano a responsabilidade de passar a borracha na péssima temporada da equipe em 2014.
Apresentado sem aviso prévio, o novo carro chama a atenção no novo desenho do bico, que troca o curioso e feio “bico-tomada” da última temporada por um estilo imponente e elegante. No entanto, o que mais traz esperança ao time de Oxfordshire é o novo motor Mercedes V6 em substituição ao Renault V6, um dos responsáveis pela péssima temporada passada, onde a Lotus completou o mundial de construtores com apenas 10 pontos, na oitava posição geral.
O diretor técnico da equipe, Nick Chester, não escondeu a luta interna da equipe com o carro em 2014, mas acredita nas mudanças primordiais trazidas pelo novo modelo para voltar a andar entre os primeiros. “Não é segredo que nós brigamos com o carro do ano passado. Então, focalizamos cada área que nos causou problemas. Fizemos grandes progressos no túnel de vento e em áreas como o resfriamento. Esperamos que o E23 tenha uma performance muito melhor que a do antecessor”, disse.
A dupla de pilotos do team – o francês Romain Grosjean e o venezuelano Pastor Maldonado – soa como impetuosa e “boa de confusão” para os fãs e críticos da categoria. No entanto, por trás da dita má fama, desponta ainda a rapidez e agressividade de ambos, fatores importantíssimos para buscar de volta os bons resultados que não vem desde que Kimi Raikkonen venceu o último GP da equipe, na Australia em 2013. “Está na hora de deixar para trás o desapontamento com a temporada passada e focar nos benefícios de 12 meses de trabalho duro. Estamos prontos para voltar ao nosso lugar de direito, no auge do esporte” afirmou Matthew Carter, diretor executivo da Lotus.
Rapidinhas:
– Foram divulgadas pela BBC as imagens do circuito interno de TV do assalto a sede da Red Bull, em Milton Keynes, no início de dezembro. Seis homens participaram da ação que terminou com 64 troféus roubados. Desde número, apenas 20 foram recuperados e a equipe oferece recompensa para quem encontrar as outras peças roubadas.
– SF15T é o nome do novo Ferrari, que deverá ser apresentado via internet no dia 30. No entanto, a Fiat, controladora da marca admite que o novo time de Sebastien Vettel “terá um início de temporada difícil”.
– Na próxima quinta-feira (29/1), os fãs da McLaren aguardarão com uma ansiedade incontrolável o que deve ser o mais aguardado lançamento do ano. Será o dia que a escuderia inglesa revelará o novo carro para 2015, bólido que reeditará depois de 23 anos a parceria com a Honda. O lançamento será na fábrica da equipe, em Working (ING).