Exército vai ajudar moradores de Xanxerê

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura

O Exército mobilizou hoje (21) uma tropa de 100 homens para ajudar na remoção dos escombros e limpeza do município de Xanxerê, atingido por um tornado na tarde de ontem (20).

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil mantém contato com a Defesa Civil estadual para levantamento dos estragos e definição de como será a ajuda do governo federal. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, deve ir a Xanxerê.

Duas pessoas morreram, 120 ficaram feridas e três estão hospitalizadas em estado grave, segundo a Defesa Civil. Mais de mil pessoas estão desabrigadas e pelo menos 2,6 mil edificações sofreram algum tipo de dano em seis bairros do município.

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, vai liberar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelo tornado. Segundo ele, a liberação do dinheiro servirá para que as famílias tenham condições de dispor de algum recurso para reconstruir suas casas.

Dias procurou o prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparino, para transmitir solidariedade e informar sobre a liberação do FGTS. O processo de liberação do FGTS inclui a decretação de estado de calamidade pública pelo município, que ser providenciada pelo prefeito.

Matéria alterada às 15h18 para acréscimo de informações

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome