Estado instala centro de operações para enfrentamento ao coronavírus

O Governo do Estado instalou nesta quinta-feira (12) um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) para enfrentamento do coronavírus em Santa Catarina. O grupo de trabalho ficará sediado no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd), na Defesa Civil, em Florianópolis.

O objetivo é de monitorar a evolução dos casos suspeitos no Estado e preparar a rede estadual para atender possíveis pacientes. O governador Carlos Moisés também editou decreto que estabelece medidas de emergência para conter o avanço da doença. Até agora, Santa Catarina não tem nenhum caso confirmado.

Nesta quarta-feira (11) a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou quadro de pandemia do coronavírus no mundo. A mudança do status do coronavírus para pandemia significa que hoje existe uma transmissão sustentada da doença em vários países do globo, ou seja, já não é possível especificar uma única região onde está ocorrendo o contágio.

“Devemos reforçar as atividades de contenção do vírus, aumentando o monitoramento e reforçando a orientação para que as pessoas sigam os protocolos de prevenção. Além disso, é importante que aquelas que estão com sintomas permaneçam em casa e evitem contato com a população”, explica o secretário da Saúde, Helton de Souza Zeferino..

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome