Entenda como é fabricada uma taça de cristal

A Cristallerie Strauss completa 30 anos em 2013. A empresa blumenauense apresenta um diferencial na escolha da matéria prima e opta por elementos importados e escrupulosamente selecionados para manter essência do cristal puro. O resultado são peças com brilho, limpidez, sonoridade, beleza e perfeição. Entenda os passos da fabricação.

Fabricação

A composição é uma areia especial encontrada em escavações profundas que é lavada e refinada várias vezes até que os grãos sejam micro partículas. Após a refinação a areia é misturada com chumbo, formado um cristal puro e sem resíduos. Então o material é levado a um forno a 1500 ºC e permanece por até 12 horas, quando fica incandescente. As formas de cerâmica que recebem o cristal são feitas com argilas encontradas somente na Alemanha.

Apesar de ser um processo com tecnologia aplicada, como nos fornos com temperatura programada, o processo de moldagem requer a experiência de artesãos. Ele coleta material incandescente e gira até dar forma externa e assopra na cana de vidreiro para dar forma interna. Após esse processo, a mistura sofre uma queda de 500 ºC em pouco tempo, o que vai lhe conferir resistência. Depois o cristal ainda será lapidado com discos de diamante e será polido para obter o melhor brilho.

Um comentário

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome