Entenda a Coréia do Norte

A Coréia do Norte é oficialmente uma república socialista, considerada por muitos no mundo todo como sendo uma ditadura totalitarista stalinista. A estrutura do governo é descrita na Constituição da Coréia do Norte, de 2009 e que oficialmente rejeita o comunismo como ideologia fundadora do país.

Kim Jong-un, o líder político da Coreia do Norte (Vinoblok)
Kim Jong-un, o líder político da Coreia do Norte (Vinoblok)

Coréia do Norte Hoje

A Coréia do Norte é um Estado uni partidário sob uma frente liderada pelo Partido dos Trabalhadores. O governo do país se auto declara como seguidor da ideologia juche, desenvolvida por Kim Il-sung, ex-líder do país. Juche tornou-se a ideologia oficial do Estado quando o país adotou uma nova constituição em 1972.

Culto a personalidade

O governo norte-coreano exerce controle sobre muitos aspectos da cultura do país e esse controle é usado para perpetuar um culto de personalidade em torno de Kim Il-sung, e, em menor medida, à Kim Jong-il.

O culto à personalidade norte-coreano não é diferente da adoração à Adolf Hitler na Alemanha nazista. Em 11 de junho de 2012 uma estudante norte-coreana de 14 anos de idade se afogou ao tentar salvar os retratos de Kim Il-sung e Kim Jong-il de uma enchente.

Classes sociais na Coréia do Norte

De acordo com documentos norte-coreanos e testemunhos de refugiados, todos os norte-coreanos são classificados em grupos de acordo com Songbun um sistema de status. Com base no histórico de comportamento político, social e econômico de sua família há três gerações, bem como comportamento por parentes dentro desse sistema, Songbun é supostamente usado para determinar se uma pessoa é leal ao governo, com responsabilidade, as oportunidades dadas, ou mesmo se recebe alimentação e assistência social adequada.

Aos opositores do regime, o tratamento é diferenciado. Songbun alimenta o sistema de vigilância, oferecendo outro tratamento. Milhões de norte-coreanos sofrem de inanição grave.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome