Ensino totalmente presencial é retomado na rede municipal

Os mais de 37 mil estudantes da rede municipal de Blumenau deverão retornar ao ensino 100% presencial na segunda-feira (23), com exceção aos estudantes com comorbidades ou atestado médico. A medida já havia sido anunciada aos pais.

Os pais e responsáveis também receberam novas regras e diretrizes pedagógicas para o retorno das aulas presenciais, de acordo com as normativas do Governo do Estado. Entre as medidas está a atualização do distanciamento entre os estudantes em sala de aula de 1,5 m para 1 m. Além disso, a obrigatoriedade da vacinação para os profissionais da Educação.

Nos espaços de alimentação escolar, deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 metro obrigatoriamente. Bem como, continuarão sendo adotadas rotinas regulares de orientação de estudantes e profissionais sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19, destacando o uso correto, troca e higienização da máscara.

Escola BásicEscola Básica Municipal Lauro Müller - foto da Prefeitura de Blumenaua Municipal Lauro Müller
Escola Básica Municipal Lauro Müller – foto da Prefeitura de Blumenau

O Município afirmou em comunicado que segue todos os protocolos de segurança, como o uso de máscara, higiene das mãos e objetos, além de manter o distanciamento estabelecido. Ressaltou ainda a importância de manter os cuidados de saúde.

Cada Instituição deverá atualizar e cumprir o seu PlanconEdu homologado pelo Comitê Municipal de Retorno às aulas. Além disso, a Secretaria de Educação (Semed) garante também que todos os profissionais da Educação têm à disposição Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Permanecem as medidas sanitárias como disponibilização de dispensers com álcool em gel 70%, pias para a higienização das mãos, circulação dos ônibus com as janelas abertas, distanciamento físico nos terminais respeitando as delimitações estabelecidas e o uso obrigatório de máscara.

Transportes na segunda-feira

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) manterá o sistema de transporte coletivo atendendo aos estudantes na formatação existente neste momento. Os estudantes terão o transporte garantido diariamente. Conforme surgirem necessidades não previstas no atual plano de ação, a Diretoria de Transportes atuará junto à empresa BluMob para os ajustes necessários.

A orientação da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) é que os pais organizem suas rotinas de horários, considerando o fluxo de trânsito, busquem rotas alternativas se houver possibilidade, respeite a sinalização viária e o limite de velocidade, não estacione em locais proibidos e, para que saiam com antecedência de suas residências, evitando assim o colapso no trânsito.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome