Uma enquete realizada pelo Farol Blumenau de terça-feira até este domingo (31) revelou que 81,6% dos leitores são contrários ao aumento do número de vereadores em Blumenau. Atualmente tramita na Câmara Municipal um projeto para aumentar o número de parlamentares de 15 para 23.
Ao todo, foram 76 participações, sendo que 81.6%, ou 62 votos, foram: Não, sou totalmente contra. Apenas um voto, representando 1.3%, foram para “Sim, mas para 23 cadeiras“. Outros 10 votos foram para “Não, esse não é o momento“.
Três votos, representando 3.9%, foram para a opção “Sim, aumentem para 21“. A alternativa de passar de 15 para 21 cadeiras foi proposta pelo vereador Ivan Naatz (PDT) por ele considerar o aumento para 23 “um exagero”.
A proposta para o aumento do número de cadeiras é do vereador Célio Dias (PR). Recentemente uma Audiência Pública proposta pelo presidente Mário Hildebrandt (PSD) revelou que a maior parte da população é contrária a proposta.
Apenas o propositor, Dias, a bancada do Partido dos Trabalhadores, composta por Adriano Pereira, Jefferson Forest e Vanderlei de Oliveira, e o vereador Naatz manifestam voto favorável ao aumento do número de parlamentares.
Enquetes no Farol
Essa foi a primeira enquete realizada pelo Farol Blumenau. A ideia é aumentar o debate sobre temas importantes para a cidade.
Recentemente uma pesquisa feita pelo Ideco – Instituto de Estatística, revelou que 91% dos eleitores de Blumenau são contra o aumento. Dos 420 eleitores entrevistados pelo instituto, apenas 7,4% são favoráveis e 1,6% não sabe ou não respondeu.