Enem 2014 – Saiba como se inscrever

Nem só de Vestibular vive o futuro acadêmico. Para quem procura outra forma de ingresso nos cursos de graduação das instituições de ensino do Vale e do estado pode optar também pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas acontecem em novembro, mas quem ainda não se inscreveu não pode mais perder tempo. O prazo para inscrição termina dia 23 de maio.

(blog do Enem)
(blog do Enem)

Vantagens

Desde a sua reformulação, em 2009, o Enem tem trazido cada vez mais vantagens para quem pretende cursar em uma das mais de mil universidades e faculdades que aceitam a nota do Exame como um de seus requisitos de entrada. Ela também permite que o futuro acadêmico busque o auxílio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de habilitá-lo a bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

A nota do Enem não prejudica o candidato caso ele a supere em outro processo seletivo. No entanto, ela  já vem sendo usada também para seleção de vagas em várias empresas do país.

O Enem também possibilita que o candidato tenha acesso a bolsas de ensino através do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para tanto, o aluno deve ter renda familiar per capta de até três salários mínimos e atenda a um dos requisitos pedidos:

– Cursou o ensino médio completo em escola pública ou, no caso de escola privada, todo ou em parte e com bolsa integral.

– É portador de deficiência física.

– É professor da rede pública de ensino básico que está concorrendo a cursos de pedagogia normal, superior ou licenciaturas (sem depender, neste caso, da renda familiar).

Inscrições

Os interessados em prestar o Exame devem fazer se inscrever no site do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Sociais Anísio Teixeira (INEP) onde também podem ser encontradas instruções sobre como preencher o formulário de inscrição, além de dicas para o candidato em dúvida.

Para os deficientes auditivos ou visuais, a página traz como novidade este ano o edital tanto em vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou compatível com Dosvox (que permite a audição ou impressão do texto em braile para deficientes visuais).

A taxa de inscrição é de R$ 35 e deve ser paga até 28 de maio. Estudantes da rede pública de ensino ou pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo são isentos do pagamento. As provas do ENEM acontecem nos dias 8 e 9 de novembro em todo o país. Para mais esclarecimentos também está disponível o telefone 0800-616161.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome