Encerra nesta semana a campanha vacinação contra a poliomielite e multivacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação que iniciou no dia 5 de outubro encerra na próxima sexta-feira, dia 13. Até o fim da última semana foram imunizadas 11.558 crianças contra poliomielite – 74,10% das 15.597 indicadas pelo Ministério da Saúde (MS). O município ainda precisa imunizar 4.039 crianças contra paralisia infantil.

Ao longo de toda a campanha nacional os números estiveram muito abaixo do esperado pela Semus, por conta disso o município desenvolveu diversas ações para ampliar a cobertura vacinal como ampliação dos horários dos AGs e dois sábados no mês de outubro com vacinação disponível nas unidades.

A Semus chama atenção de pais e responsáveis para ampliar a cobertura vacinal das crianças com um ano de idade, já que é o grupo com a menor cobertura. Foram vacinadas 2.891 crianças com um ano de idade – o que representa 64,10% de cobertura vacinal; 2.911 crianças com dois anos – totalizando 78,65%; 2.814 crianças com três anos – o que representa 76,47%; e 2.942 crianças com quatro anos de idade o que representa 79,38% de cobertura vacinal neste grupo.

Vacinação contra sarampo e poliomielite inicia na segunda-feira - foto de Marcelo Martins
Vacinação contra sarampo e poliomielite – foto de Marcelo Martins

Durante a semana, no período da manhã, as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) seguem atendendo agendamentos feitos por telefone ou na própria unidade de acordo com a área de abrangência. No período da tarde, o atendimento continua destinado aos agendamentos pelo aplicativo Pronto Mobile ou pelo site da Prefeitura – neste link. As salas de vacina dos ESF’s estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h30. Os sete Ambulatórios Gerais (AGs) seguem aplicando vacinas em crianças e adolescentes com agendamento on-line.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome