A consciência ambiental é cada vez mais importante para as empresas. E a partir de 2 de agosto entra em vigor a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Ela prevê que as empresas desenvolvam planos de reciclagem de resíduos sólidos e a destinação correta destes produtos.
A lei foi aprovada em 2010 e também quer incentivar a logística reversa, ou seja, que determinados produtos sejam devolvidos pelo consumidor após utilização, como por exemplo pilhas e lâmpadas. Estes produtos possuem substâncias químicas prejudiciais a natureza.
Blumenauense já reciclou 112 mil toneladas de retalhos
E uma empresa blumenauense já promove essas ações muito tempo antes desta importante lei entrar em vigor. A Eurofios recolhe o que seriam descartes da indústria têxteis e os transformam em barbantes e fios para trabalhos manuais e até em componentes de cortinas.
“Muitas artesãs nem imaginam que os barbantes utilizados por elas são feitos de produtos recicláveis” destaca o diretor da empresa Paulo Roberto Sensi Filho. Segundo informações divulgadas pela companhia, mais de 112 mil toneladas de retalhos foram reciclados em dez anos de atividade.