Empreendedores de Florianópolis fazem ‘vaquinha’ virtual para construir carro elétrico

12315233_938327619535607_504683097_o

Chegou ao fim nesta semana a campanha de arrecadação de fundos para a construção do PodCycle, o carro elétrico desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina. Com 60 dias de duração, a campanha lançada no portal Catarse arrecadou R$ 74.957,00 doados por 345 apoiadores. A meta inicial era chegar ao montante de R$ 60 mil.

Agora os engenheiros já estão construindo a primeira unidade em Palhoça, região metropolitana de Florianópolis. Para Mahatma Marostica, engenheiro mecânico responsável pelo projeto, a iniciativa de crowdfunding demonstrou que as pessoas estão dispostas a investir em inovações “capazes de transformar a realidade do país em setores como meio ambiente e mobilidade urbana. É gratificante saber que os brasileiros se interessam por projetos de ciência e tecnologia”, disse.

PodCycle: carro elétrico construído para ser compartilhado

O PodCycle contará com motor elétrico de 67,7 cv, bateria de lítio e os tempos de recarga podem ir de 1h, no modo rápido a 4h no modo lento. Com 6,2 metros, ele pesará em torno de 650 kg e poderá chegar a 100 km/h com autonomia de 100 km. A ideia é que o veículo, totalmente sustentável, seja utilizado de forma compartilhada entre os motoristas.

O projeto foi concebido pela e3, uma das startups que surgiram de uma competição do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. De acordo com informações da assessoria de comunicação, o projeto ganhou força após o I Fórum de Mobilidade Elétrica Brasil-Ingolstadt que aconteceu em 2013, em Joinville.

Os idealizadores do PodCycle já venceram o ‘Desafio Sebrae-SC de Plano de Negócios’ de 2012 e já recebeu o Prêmio Sinapse da Inovação promovido pelo Estado de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e Sebrae-SC.

Trabalham no projeto 20 pessoas de diversas especialidades (designers, engenheiros, cientistas da computação, artistas 3D e até jornalistas).

Veja a apresentação do PodCycle neste vídeo:

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome