sábado, 2 de julho de 2022
15.8 C
Blumenau

Elevação do Rio Itajaí-Açu em Blumenau causa alagamentos

A elevação do nível do Rio Itajaí-Açu nesta quarta-feira (4) já está causando alagamentos em algumas ruas de Blumenau. Uma das vias afetadas é a Rua Primeiro de Janeiro, bairro Fidélis, que tem cota abaixo de oito metros.

A última medição do sensor localizado na Ponte Adolfo Konder, no Centro, foi de 8,72 metros, nível de prontidão. Outro ponto afetado foi o Parque das Itoupavas, que fica em uma área alagável as margens da BR-470.

De acordo com dados da diretoria de Meteorologia de Defesa Civil, a previsão é de que o Rio Itajaí-Açu atinja a cota de 9,18 metros por volta das 20h. Porém a previsão é que o sistema de baixa pressão que atua na região se desloque ao oceano, alterando a condição climática para amanhã, permitindo aberturas de sol.

>> confira as contas de enchente para as ruas

Abrigo

Ainda não há registro de demandas por abrigos, mas o abrigo da Igreja Evangélica Livre de Blumenau (IELBLU), localizado na Rua Cidade do Salvador, 89, na Itoupava Norte, já está pronto para receber a população.

Rio Itajaí-Açu em Blumenau - foto de Michele Lamin
Rio Itajaí-Açu em Blumenau – foto de Michele Lamin

No município há 60 abrigos disponíveis para ativação, sendo 30 destinados a atingidos por deslizamento e outros 30 para atingidos por inundação.

Ônibus

A Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) informou alterações no sistema de transporte coletivo. Por conta dos pontos de alagamento na Rua 1º de Janeiro, três linhas tiveram alterações:

– Linha 81 – Gustavo Zimmermann: segue com desvio pelo Posto Zandona (RG), no sentido Itoupava Central/Aterro;
– Linha 111 – Santa Clara: itinerário em estudo;
– Linha 802 – Salão Carolina: segue somente até a rua Wilhelm Knaesel Sênior, na altura do nº 1.045.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.