Foi divulgado nesta quinta-feira (08) o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Blumenau mais uma vez superou a média nacional. Nos anos iniciais, compostos pelos 5º anos, a média brasileira ficou em 5,3, enquanto que Blumenau alcançou 6,5 pontos. Já nos anos finais, correspondentes aos 9º anos, a média nacional é de 3,8 e a nota blumenauense foi 5,3.
Blumenau superou também mais uma vez as projeções para 2015. Nos anos iniciais, a nota do ensino municipal alcançou o índice projetado para 2021. Já nos anos finais a nota foi equivalente à meta projetada para 2019.
Com relação à avaliação anterior, a nota municipal também cresceu em um décimo para os anos iniciais e em quatro décimos para os finais. Em 2013, a nota do ensino municipal dos alunos de 5º ano foi 6,4, enquanto os do 9º ano alcançaram 4,9.
Para a secretária de educação, Patrícia Lueders, esse resultado se deve ao comprometimento de professores e de toda a equipe gestora das escolas. “A implementação do Sistema Municipal de Avaliação Institucional Participativa (Simaip) foi fundamental para este salto, porque trabalhamos com o diagnóstico real de cada escola, bem como promovendo formação continuada com os professores”, avaliou.
O Ideb é medido pela somatória de notas na Prova Brasil e pela avaliação dos índices de reprovação e evasão escolar. Os índices podem ser verificados em ideb.inep.gov.br.
Aline Franzoi Santos Fleith