
Uma ideia simples, barata e funcional promete diminuir a poluição no Ribeirão Garcia, afluente do Rio Itajaí-Açu que nasce no Parque da Serra do Itajaí. A ecobarreira criada com garrafas de água mineral retém materiais que vem boiando, concentrando os detritos para serem recolhidos por voluntários.
A fabricação foi da organização Amigos da Natureza e teve o custo de apenas R$ 150. De acordo João Luiz Muniz, que coordena a ONG, a barreira foi instalada em uma passarela da Rua Santa Maria, bairro Progresso, próximo ao Canto do Rio Futebol Clube, de forma estratégica.
“Muitas crianças passam aqui e visualizam o funcionamento da barreira. Nosso objetivo é conscientizar a todos sobre a importância de limpar nosso Rio”, destacou Muniz. A proposta dele é também levar para outros bairros e afluentes.
“Se cada ribeirão tivesse uma barreira a cada cinco quilômetros seria ótimo. Precisamos do apoio da comunidade e o do Poder Público para levar mais longe essa ideia”, concluiu. O telefone de contato é 047 98846-6327.
Um vídeo no Facebook que demonstra o funcionamento da barreira já possuí mais de 100 mil visualizações e milhares de compartilhamentos. Assista:
Além do trabalho dos voluntários, a Óptica Heusi e a SMDA Gráfica Digital são apoiadoras do projeto.
Gostei muito, gostaria de saber como fizeram, quais materiais foram utilizados para podermos fazer na nossa região também.
Muito legal, melhor seria mesmo medidas preventivas entrassem na cabeça desse povo que ainda joga lixo no rio, mas o pior ainda, é o tanto de esgoto que entra no ribeirão. 🙁
Parabéns pela iniciativa, eu acho que vai dar certo porque não tem política nem órgãos públicos envolvido.
Como não tem política? Isso é política ambiental. Tudo que fizemos é política. Agora mesmo a sua opinião é política. Ao se manifestar vc está fazendo uma crítica política. Não te iluda com esse papo de apolítica . O contrário de política é guerra. Qual a sua opção?