Iniciada em 13 de maio, a dragagem no Rio Itajaí-Açu e seus afluentes chegou a 20% da extensão total do trecho previsto em projeto, conforme a última medição realizada em junho. O serviço é feito pelo Governo do Estado.
Segundo comunicado, a ação visa mitigar as enchentes na região do Alto Vale do Itajaí. A dragagem no rio que corta a cidade de Rio do Sul é essencial e consiste em um trabalho minucioso que enfrenta adversidades climáticas diárias.
A obra abrange aproximadamente 8,2 km dos rios da região, sendo 0,70 km no trecho do Rio Itajaí do Sul, 3,0 km no Rio Itajaí Oeste e 4,5 km no Rio Itajaí-Açu. Os trabalhos de limpeza estão sendo realizados por profissionais equipados com três conjuntos de rebocador, escavadeira embarcada e cinco balsas.
O processo ocorre assim: a escavadeira embarcada retira os sedimentos, galhos e árvores tombadas diretamente dos leitos e margens dos rios, colocando-os nas balsas. O resíduos são depois transportados por caminhões até o local de descarte definitivo.
O investimento total do Governo de Santa Catarina para o desassoreamento dos rios e limpeza das margens é de R$ 16,2 milhões.