sexta-feira, 12 de agosto de 2022
13.5 C
Blumenau

Dezembro vermelho alerta para a prevenção ao vírus HIV/AIDS

Esta quarta-feira (1º) marca o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Em Blumenau, dezembro também é o mês em que são intensificadas ações educativas de prevenção ao HIV, quando ocorre o Dezembro Vermelho.

Neste período, as equipes da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap) e das mais de 70 unidades de saúde promovem orientações e testagem aos usuários.

De janeiro a novembro deste ano, a cidade registrou 139 novos casos de infecção por HIV. Dados da Semus apontam que a maior prevalência de infecções pelo vírus é em jovens e adultos jovens. Atualmente, são atendidos no Cedap cerca de 4.500 pacientes com diagnóstico de HIV, hepatites virais, tuberculose e hanseniase.

Durante a pandemia de Coronavírus, houve uma diminuição no número de pessoas que procuram os serviços de saúde para fazer a testagem, assim como no restante do país, o que ocasionou um possível aumento de diagnósticos e tratamentos tardios.

A equipe do Cedap alerta para a necessidade da população sexualmente ativa fazer o teste de HIV ao menos uma vez por ano. Além da transmissão por via sexual, pode haver risco de transmissão do HIV de mãe para filho seja durante a gestação/parto ou amamentação, por isso a necessidade de identificar a presença do vírus e iniciar o tratamento o quanto antes. A testagem pode ser feita no Cedap ou nos Ambulatórios Gerais e unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) do município.

Desde outubro de 2020 o Cedap oferece um tratamento chamado de Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo vírus. Mais de 150 pessoas já foram beneficiadas e fazem o tratamento gratuito. A PrEP consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV, mas que não substitui outros métodos de prevenção. O objetivo do tratamento é prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável.

Ações de orientação

Em 2021, o Cedap segue reforçando as ações para aumentar o número de testagem rápida. Durante o ano, a equipe promoveu diversas palestras, rodas de conversa, ações junto às unidades de saúde, além da divulgação do serviço por meio do Programa Cedap em Ação, que é veiculado semanalmente na Rádio Comunitária do bairro Fortaleza.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas